Nossa História

NOSSA HISTÓRIA


ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA BOLA DE IGUAÍ, designada como AABI, constituída na forma de sociedade civil, sem fins econômicos, com personalidade jurídica de direito privado, regida por seu Estatuto Social e normas legais pertinentes, tem como finalidade:

a) desenvolver e difundir atividades sociais, recreativas, culturais e esportivas, principalmente o futebol amador de campo e/ou society, destinado aos seus respectivos associados, considerados veteranos ou não, na forma de regimentos internos próprios e/ou normas de convivência social;

b)  proporcionar condições para a prática do esporte amador e das diversas modalidades esportivas amadoras; e

c) fomentar o entrelaçamento e confraternização de seus associados, dentre outras.

O INÍCIO

Embora originalmente exista, sem as formalidades devidas, faz pelo menos décadas, os primeiros passos da associação estão atrelados à participação de atletas veteranos dedicados a "bater os babas" (em bom baiano), que eram jogados semanalmente em campos de várzea ou no Estádio Municipal de Iguaí, Estado da Bahia.

DE FATO, MAS NÃO DE DIREITO

Em 2 de janeiro de 2015, na forma de seu Regimento Interno, foi CRIADA a associação, com as características de associação propriamente dita, composta, à época, por 37 associados. 

Desde então, foram adotadas diversas fichas de registro das atividades, sobretudo dos babas, foi criado também o blog para postagem dos atos e atividades desenvolvidas pela entidade, principalmente os babas.

Em 2016, a entidade passou por alteração no quadro de sócios, com novas adesões e exclusões de outros associados, e substituição do uniforme usado pelos atletas nos BABAS: os coletes tipo dupla face foram substituídos por coletes modernos, individuais, nas cores azul e vermelha.

No ano de 2017, a associação passou reformulações: em seu quadro de associados, com ingresso e exclusão de sócios; em seu escudo, com alterações no formato e em seus elementos internos e externos;

Em 2018, outras reformulações importantes e conquistas relevantes foram empreendidas pela associação. No primeiro semestre, foi adquirido novo uniforme, contendo duas camisas e um short, para os dois times da AABI, o Rio Preto e o Gongogi.

E no segundo semestre de 2018, a associação adquiriu uma área de terras, com 2,0 hectares (vinte mil metros quadrados) para construção de um clube social, a conter espaços de lazer, recreativos e esportivos, como campo de futebol de campo, campo society, piscina, área de eventos, sede própria, área de jogos diversos, dentre outros.

O terreno da associação está localizado no Sítio da AABI, na região rural do Bala, estrada Iguaí-Palmeirinha, km 1, neste município de Iguaí, Estado da Bahia, CEP 45.280-000.

DE FATO E DE DIREITO, FINALMENTE

Em 2019, no primeiro semestre, finalmente foi OFICIALIZADA a associação, com aprovação do ESTATUTO SOCIAL, através da lavratura de ata de fundação, havendo, neste ato, ELEIÇÃO E POSSE dos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, em 18 de maio de 2019.

No segundo semestre de 2019, a associação foi devidamente REGISTRADA no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas desta Comarca de Iguaí, sob nº 617, Livro A-7, às fls. 370/398, em 23 de setembro de 2019.

Posteriormente, a associação foi devidamente INSCRITA na Receita Federal sob CNPJ nº 35.235.864/0001-77, com data de abertura em 23 de setembro de 2019.

DO QUADRO DE SÓCIOS

A AABI, desde o último semestre de 2018, é composta de aproximadamente 50 SÓCIOS CONTRIBUINTES, considerados, em função da idade, de veteranos, que fazem parte do grupo atual que disputam semanalmente os babas.

Ressalte-se que, até o fim do terceiro quadrimestre de 2019, a associação possui mais de 70 SÓCIOS PROPRIETÁRIOS, aptos a receber seus títulos patrimoniais referentes às cotas-parte do imóvel da entidade.

A projeção para o exercício de 2020 é de aumento significativo do quadro de sócios proprietários e contribuintes, e o início das obras de construção do clube social da AABI.

6 comentários: